top of page

Prevenção com excelência


Chegamos novamente ao outubro rosa. Mês em que lembramos com mais força da importância dos cuidados preventivos, necessários para a manutenção da vida. Revisando meus exames de rotina, percebi que já estava na hora de refazê-los. Um ano passa muito rápido! E mais, constatei que já se passaram cinco anos do dia em que fui diagnosticada com câncer de mama. Descobri a doença pelo exame preventivo. Não tinha sintoma algum. Fiz cirurgia, radioterapia e segui usando um medicamento por cinco anos. Em dezembro, encerro a trajetória de combate ao câncer.


Ao fazer estas reflexões, pensei que os cinco anos posteriores ao diagnóstico poderiam ter sido muito diferentes. Talvez o aparecimento de sintomas fosse um alerta tardio e, quem sabe, muitos dos meus projetos teriam sido interrompidos. O certo é que nem tudo na vida é passível de prevenção, mas o que pode ser prevenido, torna-se um dever. Parar um pouquinho para exercer o autocuidado e dedicar um tempo a nosso corpo é um sinal de amor.


Queria ainda destacar que fiz minha consulta médica no Hospital de Sapiranga e dediquei uma manhã para realizar os exames também lá. Fiquei impressionada com o atendimento de excelência. Passei por várias pessoas, médicos e atendentes. Todos, sem exceção, simpáticos, competentes e acolhedores. Havia me programado para escrever um pouco, enquanto esperava. Mas não esperei. O atendimento foi cadenciado. Fui realizando os exames, um a um, de forma orquestrada. Encerrei a manhã feliz por ter feito meus exames preventivos e orgulhosa pelo trabalho realizado em nosso hospital. É a vida sendo valorizada!




7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page