Há tempo tenho pensado em escrever sobre a diversidade dos banheiros e o quanto ele são fundamentais na vida de todos. Não há quem não os utilize. Todos os dias e várias vezes ao dia. E quando os usamos fora de casa, o que é óbvio e necessário, nos deparamos com os mais variados cenários e acessórios. Quando estamos em lugares públicos, postos, pubs, restaurantes e espaços afins observamos diversos detalhes.
Em primeiro lugar, a gente precisa descobrir se o banheiro é unissex ou há um feminino e um masculino. Feita a descoberta, entramos. Tem espelho? Grande? Pequeno? Está limpo e cheiroso? Então, entramos na "cabine". Como chaveia a porta? Há perigo de não conseguir abrir depois? As mulheres precisam pensar sobre a bolsa. Tem onde pendurar? Colocar no chão? Pendurar no pescoço? Depois disso, é preciso olhar se tem papel higiênico. Às vezes, a gente esquece e percebe que não tem quando é tarde demais. Aí é hora de inspecionar a bolsa para descobrir se lá encontramos papel. Antes de acionar a descarga, é preciso descobrir se o botão é em cima ou do lado da caixa d’água, ou puxa uma cordinha ou é por sensor.
Em seguida, é hora de lavar as mãos. E a torneira? É com sensor? É de apertar e esperar que desligue sozinha? É de girar? Depois de descobrir como usar a torneira, é preciso descobrir como secar as mãos. Onde está o papel? Para retirá-lo do dispositivo, é preciso girar o botão ao lado? Ou é uma alavanca? Ou sensor? Ou a secagem é com ar quente? E se for papel, onde fica o lixo? Acoplado à pia, ao lado da pia? Num canto do banheiro? Sem dúvida, ir ao banheiro é uma aventura e nos faz pensar em cada movimento.
Em nossa casa, o banheiro é o local que exige mais cuidado, pois mantê-lo limpo e higienizado é uma preocupação constante. É lá, também, que temos a maior privacidade, tomamos banhos demorados e nos reconectamos com nossa essência. Nos olhamos nus no espelho e percebemos os detalhes de nosso corpo. Ir ao banheiro sozinho é sinal de autonomia, que não temos quando somos muito pequenos e, muitas vezes, perdemos ao envelhecer ou adoecer.
Enfim, o banheiro é um local usado por todos, que serve a coletividade e exige privacidade. Algo que precisamos todos os dias, em todos os lugares, mas pouco pensamos sobre esta prática. Muitas vezes na vida, nos mais diversos lugares, faremos a pergunta: Onde fica o banheiro?
Comments