top of page

O esporte reflete a vida


Há muitas formas de aprender e buscar equilíbrio durante nossa trajetória nesta vida. A busca é constante, já que a vida não costuma ser fácil e exige foco e resiliência todos os dias. As informações são muitas e chegam o tempo todo. As dúvidas são comuns e a angústia de querer estar inserido no mundo e ser aceito é, por vezes, sufocante. Praticar um esporte pode ser um caminho para o equilíbrio.


O esporte ensina que nem sempre ganhamos, mas sempre aprendemos. Nos mostra que não somos melhores ou piores do que os outros, mas somos diferentes e com características próprias. Ensina que pensar de forma coletiva e priorizar o grupo sempre nos leva mais longe. Obriga-nos a aceitar nossos erros e imperfeições que, em uma atuação na prática esportiva, ficam visíveis e influenciam no resultado final. Ao mesmo tempo, os acertos e as boas performances causam um bem-estar incomparável. É a vida refletida na quadra, no campo ou em qualquer local em que se pratica um esporte.


É imprescindível, ainda, falar do que talvez seja a lição mais importante que o esporte ensina: a socialização. É inevitável o convívio com pessoas diferentes. Como na vida cotidiana, é preciso entender o outro, escutá-lo, colocar-se em seu lugar e, aos poucos, encontrar pontos em comum e divergências que nos fazem crescer e aprender. O desafio é sair de nosso próprio mundo e se permitir conhecer outros mundos. Desafio que se transforma em bons resultados no esporte e na vida!






2 visualizações0 comentário
bottom of page