top of page

Múltiplas linguagens



A arte e a cultura são fundamentais na vida de todos. Só encontramos o equilíbrio quando conseguimos expressar nossas ideias, nossas angústias, nossas alegrias e tudo aquilo que nos move. Nossa identidade está na cultura e ela nos traz a sensação de pertencimento e cidadania.

A maior riqueza cultural se reflete na diversidade. Múltiplas linguagens e diferentes


manifestações transformam a cultura em um espaço de respeito e interação. É certo que somos diferentes e únicos, mas, ao mesmo tempo, temos sentimentos comuns que nos conectam. As diferenças geram diversidade. As semelhanças trazem conexão.


A vida é um constante turbilhão de sentimentos, às vezes difíceis de concatenar. O tempo todo somos movidos por estímulos externos que podem nos impulsionar para novos caminhos ou nos imobilizar frente ao medo. Quando temos a oportunidade de entender melhor este processo e transformá-lo em arte, em expressão viva do que se passa em nossa alma, é mais fácil encontrar os caminhos. E nossa forma de expressão não é, necessariamente, igual à das pessoas que nos cercam ou mesmo que vivem longe de nós. Eis a maravilha da vida: somos diferentes, somos múltiplos, somos diversos.


Que possamos estar abertos a todos os tipos de linguagem cultural e entendamos que a riqueza está na multiplicidade, no respeito e na diversidade. Somos muitos, frágeis e fortes, em busca de respostas e de espaço para dividir nossos sentimentos e anseios. Somos diferentes, mas, no fundo da alma, somos todos iguais.


❤️🧡💛💚💙💜🖤🤍


Esse texto foi publicado no Jornal NH no dia 08/09/22

4 visualizações0 comentário
bottom of page