top of page

Literatura é movimento





A leitura é garantia de um caminho seguro, que se conquista através do acesso a um universo de ideias. Ler nos transforma, nos liberta, nos prepara para os inúmeros desafios da vida. É também comum nos reconhecermos em determinados personagens e percebermos que nossas angústias, medos e incertezas não são solitários. Os sentimentos universais inerentes ao ser humano estão retratados na literatura.


É interessante observar que, assim como a vida é dinâmica e surpreendente, a literatura também assim se apresenta. Ela está sempre em movimento e retrata a trajetória da humanidade. O universo literário, assim como toda expressão artística, tem o condão de ser a nossa voz e o registro do que acontece no mundo. A catarse provocada pela arte forma e transforma o ser humano.


As conexões que a leitura proporciona aumentam substancialmente nossa capacidade analítica e facilitam nossa compreensão de mundo. E quanto mais acesso ao mundo literário temos, mais desenvolvemos a capacidade de interpretar. Sendo assim, o incentivo à leitura desde muito cedo é fundamental. Trata-se de disponibilizar as ferramentas para o sucesso. Se fomentada desde a tenra idade, a leitura passa a ser presença natural no cotidiano da criança e do adolescente, que certamente serão leitores durante toda a vida.


A escola é o lugar onde a vida acontece e lá é imprescindível que a leitura seja colocada em lugar de destaque. No entanto, o incentivo e exemplo na família são responsáveis por formar leitores ainda mais apaixonados e abertos ao universo literário.


Jornal - NH

28-10-22

7 visualizações0 comentário
bottom of page