• Nana Bernardes

Encontrado poema inédito de Mário Quintana

"A sua doce lembrança inspira esse nosso canto... coloca a vida em movimento, enxerga cores, enxerga rima, faz do poema uma obra prima ", diz a música de Nana Bernardes sobre Mário Quintana. E nesta semana o poeta veio nos trazer uma nova inspiração. Um de seus poemas "saltou de um livro", pronto para voar. Como diz o poema do próprio Quintana "Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapão..."

A jornalista Rosane Marchetti encontrou dentro de um livro, guardado em uma gaveta, uma carta que ganhou de Quintana. Essa relíquia escrita há 36 anos foi rascunhada pelo poeta ao se preparar para a entrevista sobre o aniversário da sua querida Porto Alegre. Quando entregou o manuscrito à jornalista, orientou "Quando eu morrer, publica". Rosane disse que "encontrar esse texto agora, que ficou tanto tempo guardado, no meio da pandemia, significa muito. Me trouxe uma ilha de coisas boas".



CARTA DE ANIVERSÁRIO


Eu queria muito dar-te uma imagem qualquer para os teus anos, Um pensamento bom, os melhores Porém apenas sinto esse vazio zeloso De uma sala-de-espera onde não está (...) É que longe de ti de tuas mãos milagrosas de onde os meus versos voavam... pássaros de luz A que deste vida com teu calor É que longe de ti eu me sinto perdido Disertamente perdido de mim.


E em vão procuro mas só vejo de bom Mas só vejo de puro Este céu que eu avisto da minha janela Mando-te pois o céu todo este céu e mais aquela nuvenzinha que ficou pausada em pleno azul sonhando Ó céus de Porto Alegre como farei como farei para levar-te para o céu?!


Para a Rosane, uma carinhosa lembrança do Mário Quintana

24.3.84

Sobre Quintana

Mario Quintana, conhecido como o “poeta das coisas simples”, foi um escritor modernista, considerado um dos maiores poetas do século XX.

Em 1980, Mario recebeu o “Prêmio Machado de Assis” da Academia Brasileira de Letras (ABL). No ano seguinte, o poeta recebeu o “Prêmio Jabuti” de Personalidade Literária do Ano.

Conheça a música de Nana Bernardes


https://open.spotify.com/artist/1UVk5QlAy4GSwPlnEPEXNS?si=w0VHiEy-Q0iflWb4yPH1LA

Fonte: Jornal NH

Toda Matéria

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O PODER DO SILÊNCIO

Vivemos em um tempo de livre expressão de ideias e opiniões. As redes sociais estão aí, acessíveis a todos e, através delas, vemos todos dia