top of page

Consciência ambiental



O homem é um ser social. Precisa interagir para viver bem. A vida em sociedade é, muitas vezes, um desafio, mas, sem dúvida, é fundamental para uma existência saudável e harmoniosa. Viver de forma coletiva significa, também, compartilhar espaços comuns e usufruir de um meio-ambiente que é de todos e de cada um. O que se espera do ser humano é que ele entenda que divide os recursos naturais com todos e deve fazer uso responsável deles. Ser consciente de que qualquer degradação à natureza implica em sofrimento a todos é o primeiro passo para agir de forma sensata. O que é bem comum precisa ser respeitado e protegido.


No entanto, o respeito e proteção à natureza nem sempre são prioridades para os seres sociais. É comum que o egoísmo e a ganância falem mais alto e o homem cometa atos que degradem o meio-ambiente, muitas vezes com efeitos irreversíveis. Ao cometer tais atos, as pessoas não estão apenas sendo irresponsáveis em relação à vida daqueles com quem convivem, mas estão preparando um futuro um tanto perigoso para as próximas gerações. Como ser social e racional, não é possível aceitar que alguém aja de forma agressiva em relação a um bem que é de todos. Espera-se a postura contrária, ou seja, a proteção do meio-ambiente como premissa básica de todo ser humano.


Neste condão, a proteção ao meio-ambiente perpassa por leis que regulamentam o uso dos recursos naturais e punem as ações criminosas que degradam a natureza. Pessoas físicas e jurídicas respondem por seus atos atentatórios ao equilíbrio ambiental, sempre com ênfase na reparação dos danos ou, quando não possível tal restauração, a compensação através de ações que beneficiem o meio-ambiente. A aplicação de multas também é recorrente. No entanto, o objetivo maior é sempre a proteção à natureza. A lei existe porque as pessoas não cumprem com seu maior dever, que é contribuir para um mundo equilibrado, onde todos possam viver de forma saudável, utilizando os recursos com consciência e responsabilidade. Que possamos ter um olhar mais cuidadoso e lutemos pela vida em nosso planeta!

Posts recentes

Ver tudo

O PODER DO SILÊNCIO

Vivemos em um tempo de livre expressão de ideias e opiniões. As redes sociais estão aí, acessíveis a todos e, através delas, vemos todos dia

A dignidade da pessoa humana

Vivemos em um Estado Democrático de Direito, pautado na proteção dos direitos humanos e, consequentemente, na luta constante para alcançar o equilíbrio social, garantindo a dignidade a todos e a cada

bottom of page